Energia Nuclear

Nós já discutimos bastante sobre as várias formas de energia. Mas hoje iremos dar atenção especial a energia nuclear!


O elemento químico Urânio éum metal branco-níquel, pouco menos duro que o aço e encontra-se, em estadonatural, nas rochas da crosta terrestre. Sua principal aplicação comercial é nageração de energia elétrica, na qualidade de combustível para reatores nuclearesde potência. É também utilizado na produção de material radioativo para uso namedicina e na agricultura. A prospecção e pesquisa de minerais de urânio tempor finalidade básica localizar, avaliar e medir reservas de urânio. Taistrabalhos começam pela seleção de áreas promissoras, indicadas por exame defotografias aéreas, imagens de radar e de satélites.


A energia elétrica por fontenuclear é obtida a partir do calor da reação do combustível, no caso o urânio,utilizando o princípio básico de funcionamento de uma usina térmicaconvencional, que é sempre igual. A queima do combustível produz calor, esseferve a água de uma caldeira transformando-a em vapor, o vapor movimenta umaturbina que, por sua vez, dá partida a um gerador que produz a eletricidade.


Dentre as vantagens econtribuições apresentadas pelo uso da energia nuclear em lugar de centraistérmicas convencionais, podemos apontar que, quando utilizada para produção deenergia elétrica é uma forma de energia que não emite nenhum gás de efeito estufa(dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e outros) e nenhum gás causador dechuva ácida (dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio). A energianucleoelétrica também não emite nenhum metal carcinogênico, teratogênico oumutagênico (Arsênio, Mercúrio, Chumbo, Cádmio, etc.) como as alternativas queutilizam combustível fóssil o fazem. A utilização da energia nuclear também nãolibera gases ou partículas que causem poluição urbana ou diminuição da camadade ozônio.

Figura 1 - Simbolo da energia nuclear FonteGoogle imagens

Referencias: 

______________________________________________________________

Energia nuclear no Brasil

Agora que já se sabe o que é a energia nuclear, iremos discutir sobre a energia nuclear no Brasil.

O Brasil possui uma dasmaiores reservas mundiais de urânio o que permite o suprimento das necessidadesdomésticas a longo prazo e a disponibilização do excedente para o mercadoexterno. Em junho/2001 o País registrava a sexta maior reserva geológicade urânio do mundo. Com cerca de 309.000t de U3O8 nos Estados da Bahia, Ceará,Paraná e Minas Gerais, entre outras ocorrências.


No Brasil, o Urânio é usado parapôr em funcionamento as usinas nucleares de Angra dos Reis.A Central NuclearAlmirante Álvaro Alberto é formada pelo conjunto das usinas nucleares Angra 1,Angra 2 e Angra 3, sendo o resultado de um longo Programa nuclear brasileiroque remonta à década de 1950 com a criação do CNPq liderado na épocaprincipalmente pela figura do Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva.

Figura 1 – Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (Usina nuclear de Angra dos Reis).

Além das usinas de Angra 1 e 2, edas obras da Usina de Angra 3, a área da Central abriga ainda 2 subestações elétricas(138 e 500 kV) operadas por Furnas Centrais Elétricas S.A. Os depósitos dearmazenamento de rejeitos de baixa e média atividade, e diversas instalações auxiliares(prédios de engenharia, almoxarifados, etc).


A potência total das usinas é de2007 MW, dos quais 657MW em Angra 1 e 1350MW em Angra 2. Adicionalmente está emconstrução a usina nuclear de Angra 3, com capacidade idêntica a Angra 2 eentrada em operação prevista para 2014. A interligação elétrica da usina nuclear ao sistema elétrico é feita por linhas de transmissão em 500kV para as subestações de Tijuco Preto (SP) e Adrianópolis (RJ). Uma interligação em 138kV existe para alimentar os sistemas da usina nos períodos de parada.


As usinas operam normalmente aplena capacidade 100% do tempo, sendo desligadas uma vez por ano para recargado reator. Estas paradas duram cerca de 30 dias e, além da recarga, são feitosdiversos testes nos sistemas normais e de segurança, além de manutençõesprogramadas. O despacho das usinas é comandado pelo ONS - Operador Nacional doSistema Elétrico.


No ano de 2007 a Central Nuclearbrasileira gerou o montante de 12.365.399 MWh de energia bruta, o que representacerca de 40% do total da energia térmica gerada no país no ano. Atualmente, aenergia nuclear corresponde a 1.4% do consumo do País.

Referencias:

_____________________________________________________________

Vantagens e desvantagens do uso das energias já mencionadas

Hidrelétrica


Vantagens:

- muito barata após a represa ser construída; 
- investimentos governamentais;
- recurso natural renovável.
Desvantagens:
- depende de níveis d’água (chuva);
- danos ambientais para a fauna e a flora;
- risco de colapso da represa.
Petróleo e derivados
Vantagens:
- tecnologia de extração desenvolvida
- instalações para refino abundante;
- transporte bem estruturado até o consumidor final;
- tecnologia de uso consolidada;
- fácil distribuição nos centros de consumo.
Desvantagens:
- estoque mundial está acabando;
- derramamento acidental;
- guerras e conflitos;
- muitos derivados não são
biodegradáveis;
- poluição do meio ambiente;
- contribui para o efeito estufa.

Biocombustível
Vantagens:
- grande potencial de crescimento;
- mais limpo que os derivados de petróleo;
- combustível renovável.
Desvantagens:
- tecnologia em desenvolvimento;
- pouca oferta;
- poluição do meio ambiente.
Gás natural
Vantagens:
- baixo impacto ambiental;
- Facilidade de transporte e manuseio
- melhor fonte de aquecimento;
- seguro.
Desvantagens:
- disponibilidade limitada, não é renovável;
- grande oscilação dos preços (oferta / demanda).
Carvão mineral
Vantagens:
- barato;
- existe em grandes quantidades;
- fácil extração.
Desvantagens:
- requer controles de alto custo de poluição do ar;
- Contribui para chuva ácida e para o aquecimento global;
- Requer um sistema extensivo de transporte.
Nuclear (Urânio)
Vantagens:
- combustível é barato;
- nenhum efeito estufa e chuva ácida;
- instalações menores.
Desvantagens:
- custo de manutenção alto pelo risco de um acidente nuclear;
- custo alto no destino do lixo nuclear;
- danos elevados por um possível acidente nuclear (radiação).